Entrevista com o Designer Kresimir Kraljevic

   DSC09317_2Meu nome é Kresimir Kraljevic e moro em Zagreb, Croácia (um pequeno país da Europa no mar Mediterrâneo). Eu gostaria de dizer que minha carreira começou na verdade na minha escola primária onde comecei a desenvolver habilidades artísticas como grafiteiro. Eu fazia desenhos como um hobby e aprendi tudo sobre as cores, esquemas de cor, forma e linha dinâmica, proporções etc. Foi nessa época que comecei a gostar de tipografia e caligrafia.

Minha carreira profissional começou uma década depois, após terminar o colegial, eu estudei na faculdade de engenharia civil e aprendi matemática, geometria aplicada, física, estátistica, dinâmica etc. Depois de algum tempo esse conhecimento me ajudou na compreensão sobre o que trabalho hoje. Na faculdade comecei a aprender sobre Design de Produto com o meu irmão, que é um designer de produto brilhante e logo me apaixonei por design gráfico.

Depois da faculdade, eu desisti de engenharia e comecei a aprender sobre design, tipografia e arte e comecei a trabalhar como freelancer e comecei a procurar emprego na área. E depois encontrei meu caminho, trabalhei duro, sempre lendo e experimentando várias coisas no design e tudo se encaixou. Em 2008 abri um pequeno estúdio de design com um amigo meu (estúdio Kudos). Primeiro, focado em publicidade, branding, Design de Produto, mas com uma mudança de mercado nos adaptamos para ser uma agência de serviços online completo (embora ainda faço branding e outras coisas). Recentemente eu estou trabalhando num projeto de interface de usuário e estudos de usabilidade, é isso que eu estou focando agora.

Na minha opinião, interfaces de usuário são a mistura perfeita de cores, design, geometria e matemática, e eu realmente gosto de seu desenvolvimento. Eu também estou focando muito duro em questões de usabilidade, e conhecendo sobre a biologia humana e a psicologia. Então, para concluir – eu diria que agora eu sou um Designer focado em experiência do usuário.🙂

Projeto Media Bite ( Mordida Midia)

8c4f04cbfc2aed4d14a168c8c7c1d7cb

O processo de branding Media Bite foi realmente um dos mais legais para mim. Eu meio que veio em um flash na sessão de brainstorming com um dos meus clientes onde estávamos tentando descobrir um nome para a empresa que irá concentrar-se principalmente em mídias sociais. Assim como o nome “Media Bite”( Mordida Midia) apareceu eu pensei num balão de fala com a mordida nele com as mordidas nele! Desenhei-o instantaneamente em um pedaço de papel e apresentei ao cliente. Eles estavam relutantes no início, parecia que tudo era muito rápido para eles, uma vez que fiz em torno de 10 minutos. Para ser honesto, eu tinha um pouco de uma luta comigo mesmo utilizando a solução com um balão de fala já que o uso de balões de fala são usados para expressar comunicação era uma espécie de tendência para a última metade de uma década, mas eu realmente gostei da idéia. Mas eles aprovaram o esboço e gostaram da solução. Os clientes queriam um tom brincalhão para o logo, vibrante e criativo, apliquei uma cor forte para parecer um chiclete e tentando para distingui-lo de todos os outros comumente usam verde / cal / ciano / azul e outras soluções. No final o cliente ficou impressionado e eu realmente adorei a forma como ele saiu.

Minhas influências
Algumas das minhas primeiras influências vieram enquanto eu comecei com a cena do graffiti – desde o início eu adotei o estilo de escrita 3D , uma enorme influência era um cara alemão chamado DAIM , o cara era (e ainda é) brilhante, ele mistura formas, formas e cores, ele é um mestre do desenho realista e ao olhar para suas peças eu aprendi muito como as luzes se comportam, como as sombras se comportam, para fazer bons gradientes etc. Na época dele não havia nada gerado por computador, ele foi incrível.

Gosto também dos trabalhos de ESCHER, amo Monet e Dali , Grimshaw , gosto do pop art de Roy Lichtenstein e Keith Haring. Profissionalmente, a maior influência foi o meu irmão e os desenhistas Nikola Djurek e Damir Cuculić do meu país.

Uma dica para outros designers

Estudar muito e ler muito sobre as coisas que você quer. Aproveite o seu trabalho, não perca os prazos. Sempre busque referências visuais, explore seu olhar, tente, faça, você define seu sucesso ou não. Pesquise muito🙂

Acesse os trabalhos de Kresimir Kraljevic:
http://www.behance.net/kresimirkraljevic
http://www.kudos.hr/

Deixe uma resposta

