The Mediterranean Approach em exposição no Sesc Pinheiros

A exposição internacional itinerante The Mediterranean Approach chega ao Brasil e fica em cartaz no Sesc Pinheiros em São Paulo até o dia 13 de janeiro de 2013

O Sesc realiza em parceria com o projeto da ong ART for The World, sediada em Genebra e Milão, a exposição internacional The Mediterranean Approach (A Abordagem Mediterrânea). A mostra que já passou pela Bienal de Veneza em 2011 e pelo Museu de Arte Contemporânea de Marselha em 2012, tem concepção e curadoria de Adelina Von Fürstenberg, em colaboração com Thierry Ollat e Anna Daneri.

The MeditePeter_WUETRICH_2rranean Aproach apresenta obras de 14 artistas, oriundos de diferentes países localizados nos arredores do Mar Mediterrâneo, uma região que, muito mais do que uma referência geográfica é berço de grandes civilizações e um importante caminho de passagem entre o Ocidente e o Oriente. Através dos trabalhos apresentados, a exposição pretende explicitar tanto as diferenças quanto as semelhanças entre esses povos, como partes de uma identidade que conecta todos eles. São eles: Ghada Amer, Ziad Antar, Faouzi Bensaïdi, Jacques Berthet, Marie Bovo, David Casini, Hüseyin Karabey, Ange Leccia, Adrian Paci, Maria Papadimitriou, Khalil Rabah, Zineb Sedira, Gal Weinstein, Peter Wüthrich. Todos têm suas obras expostas pela primeira vez no Brasil.

A mostra aqui tem novidades. Ghada Amer participa com um trabalho diferente das edições anteriores. O israelense Gal Weinstein e o italiano David Casini produziram novas obras especialmente para esta edição, respectivamente, a instalação Lighthouse e a série de 4 esculturas – acabaram de ser finalizadas e é a primeira vez que serão exibidas. O suíço Peter Wüthrich participa com 57 fotos.

O cineasta turco Huseyn Karabey traz o curta Nenhuma Escuridão nos Fará Esquecer, sobre o funeral do jornalista turco-armênio Hrant Dink, assasinado em Istambul em 2007 por um ultranacionalista. No filme, a viúva lê, emocionada, um manifesto e carta de amor. A instalação da grega Maria Papadimitriou, composta por um barco de alumínio e cacos de Murano, estará no térreo do Sesc Pinheiros, convidando os visitantes a ver a exposição no segundo andar. A criação do projeto expográfico é da arquiteta italiana Uliva Velo.

De acordo com Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc em São Paulo, “no âmbito da circulação e renovação de ideias e conceitos, esse recorte da arte mediterrânea contemporânea aponta as costuras que ficaram esmaecidas e as faz ressurgir como aprendizados de uma mentalidade perene que nos envolve a todos – inclusive no Brasil multifacetado – não por imposições ou modismos externos; mas pela constatação de que a possibilidade de encontro com o extraordinário exige de nós maneiras distintas de compreendê-la e de fazê-la, a cada instante, renascer dessa fonte que não se esgota“.

Mais informações
http://www.artfortheworld.net
http://www.facebook.com/pages/ART-for-The-World

o que: The Mediterranean Approach (A Abordagem Mediterrânea)
quando: Terça a sexta, das 10h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30. Do dia 06/10/2012 a 13/01/2013.
onde: Sesc Pinheiros | Rua Paes Leme 195 | (11) 3095 9400
ingressos: Grátis.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s