Renato Klieger – Motion designer

Comecei minha carreira com 16 anos, quando ainda me divertia com softwares de desenho tecnico e animacao como CAD e 3dstudio. Naquela época a informacao era bem escassa e o meu maior sonho era um dia trabalhar com animacao para tv ou cinema.

Estudei comunicacao em multimeios na PUCSP, nessa epoca eu ja ilustrava em 3D uma coisa ou outra para pequenas empresas de arquitetura. Um pouco mais tarde, ainda na faculdade, tive o primeiro contato com design grafico em uma empresa de design, hoje ja extinta, chamada Neo Design. Foi minha primeira grande escola, aprendi muito. 

De la resolvi que queria voltar a estudar 3D e animacao para seguir meu sonho. Continuava ilustrando e desenhando por hobby ate que em 2001 eu ganhei um premio para jovens talentos realizado pela Philips America Latina. Esse premio me levou para Europa e me deu oportunidade de conhecer os maiores museus do mundo. E com certeza isso mudou minha vida…
Voltei decidido a ingressar no mercado de 3D e animacao. Comecei trabalhando em uma pquena empresa de games em Sao Paulo. Foram 3 anos trabalhando com games para o mercado publicitario e celular, que na epoca eram novidades. Isso me aproximou do mercado publicitario e de desenvolvimento para novas midias.
 
Em 2005, apos voltar de uma feira de computacao grafica em Los Angeles (Siggraph), resolvi que era hora de investir mais na minha carreira e continuar o percurso que eu ja tracava a tanto tempo. Fui trabalhar como motion designer na Nuyoung creative studios em Sao Paulo, e iniciei minha carreira como motion designer.
Apos quase 1 ano no estudio, mudei para a Terracota em Sao Paulo tambem onde fiquei por mais 3 anos. Na Terracota dirigi meu primeiro video clipe (Sandrao, Respeito Oriental) que foi indicado como melhor clipe do ano pela MTV Brasil. Tambem na Terracota, dirigi o videoclipe selecionado pela Bjork para fazer parte do album Voltaic, lancado em 2009 mundialmente.
Nesse meio tempo dirigi e produzi pessoalmente um outro video clipe para banda The SIGIT da Indonesia, selecionado para o festival de filmes de animacao da Holanda 2009.
Desde novembro me mudei para Hamburgo na Alemanha para trabalhar como Motion designer na Optix Digital Pictures.
 
Metodologia de trabalho, inspiracoes:
Sempre acreditei que inspiracao tem a ver com absorcao de conteudo. O grande problema e que hoje vivemos numa geracao que tem conteudo demais, logo a grande maioria das producoes sao vazias de significado.
Eu pessoalmente gosto de imagens fortes, imagens com conteudo, com sentimento, com revolta. Odeio a passividade em qualquer instancia. Talvez por eu ser uma pessoa muito fechada tenho a necessidade de explodir de alguma forma e isso acaba sempre refletindo de algum jeito em meus trabalhos pessoais.
 

 

http://vimeo.com/4991063


http://vimeo.com/4140405

http://vimeo.com/4972726

Uma resposta para “Renato Klieger – Motion designer

  1. Pingback: Redesign da marca da MTV « REVISTA VIRTUS·

Deixe uma resposta

