Entrevista com Silvia Janaudis da Revista Você S/A

silviapeEntrevista com Silvia Janaudis, designer da Revista Você S/A da Editora Abril:

Revista Virtus: Primeiramente eu quero parabenizar você pelo trabalho que você tem feito na Revista Você S/A, conta para nós um pouco sobre o começo da sua carreira, sua formação  e como conseguiu se tornar a designer  da Revista Você S/A da Editora Abril.
Silvia Janaudis:
Obrigada, Yuri.
Tudo começou quando fui estudar Artes Gráficas no SENAI, onde fiz o curso técnico. Como desde criança sempre gostei de folhear revistas e livros acabei me apaixonando pelo curso e pela profissão. No final do 4º ano do curso técnico fui fazer um estágio na Editora Nova Cultural, foi o meu primeiro emprego, e no final do estágio fui efetivada. Quando terminei o curso do SENAI fui para a faculdade de Produção Editorial na Universidade Anhembi Morumbi e a partir daí ingressei de vez na carreira de design.
Depois de alguns anos na Editora Nova Cultural fui para a Editora Abril onde trabalhei nas revistas, Minha Novela, Ana Maria, Super Interessante, Capricho e VOCÊ S/A onde estou hoje.
Acho importante e gosto de estudar, então em 2008, conclui o curso de Pós-Graduação em design Gráfico no SENAC.

Revista Virtus: O que é design para você e quais são as suas influências?

Silvia Janaudis: Eu acho que design é um processo criativo onde transformamos e organizamos uma informação escrita em peças gráficas. É um canal visual para a transmissão de mensagens.
100030
Revista Virtus: Como você busca referências para fazer o seu trabalho?

Silvia Janaudis:  Vejo livros de design, gosto muito do SPD, por exemplo, que é um livro onde reúne as melhores publicações de cada ano. É uma boa fonte de referências. Também olho revistas de todos os tipos, masculinas, femininas, moda, comportamento e política, sejam elas nacionais e internacionais. Assisto filmes, inclusive os infantis, e visito exposições, pois ajuda a abrir a mente e acho que é uma boa fonte de inspiração.

Revista Virtus: Quais são os passos a serem tomados para se tornar uma designer  e qual o maior desafio já enfrentado na sua carreira?

Silvia Janaudis: Primeiro é necessário gostar de design. Então é preciso buscar cursos para ajudar na formação e se determinar a trabalhar na área que lhe agrada mais, seja design gráfico, de embalagem, internet, enfim, aquilo que lhe traga satisfação. Dificuldades encontra-se a cada dia, pois cada matéria é um desafio novo. A cada página que o leitor veja, ele precisa sentir vontade e necessidade de ler, e para isso é preciso buscar um conceito para cada assunto e assim apresentar um design instigante em cada página da revista.

Revista Virtus: Com a evolução da tecnologia, as pessoas podem criar e gerar conteúdo, muitas dessas pessoas preferem ficar mais na frente do computador ao invés de ler uma revista ou um bom jornal, o que o design gráfico e a Editora Abril, a exemplo da Revista Você/SA tem feito para não perder o público e atrair mais pessoas.

Silvia Janaudis: O leitor é muito inteligente e exigente, portanto é imprescindível buscar informações extraordinárias para atrair a atenção do público. Ele só irá comprar a revista se ver que lá dentro irá encontrar matérias que não tenha visto antes e que o ajudará a evoluir.

Revista Virtus: Qual a importância da escolha da tipografia dentro de um projeto de design editorial de uma revista?

Silvia Janaudis: A tipografia é outro elemento extremamente importante. A escolha correta da tipografia vai deixar a revista elegante e atraente, além de colaborar para uma leitura fluente sem que a vista fique cansada logo nas primeiras linhas.Revista Virtus:  Qual é o público da revista e qual a importância da marca numa revista?

Silvia Janaudis: O público da VOCÊ S/A é um leitor entre 25 e 35 anos mais ou menos. Entre eles estão os universitários, executivos e presidentes de empresas.
Em relação a marca eu tenho uma opinião de que marca é o ponto chave de um produto. A marca precisa ser forte e fixar na mente do observador para que quando se falar daquele produto a pessoa se lembre imediatamente daquela marca/produto, além de sentir confiança em adquirir essa determinada marca. O consumidor precisa ter a certeza de que está levando para sua casa uma marca de confiança, que irá suprir a sua necessidade.Isso serve para todos os produtos e revistas.

 

O processo de criação de uma capa é feito por toda a equipe da revista. Primeiro precisamos encontrar o assunto que o leitor quer ver e ler, depois precisamos apurar direitinho esse assunto para entregar uma matéria completa e com informações necessárias sobre aquele tema. Junto com a equipe de reportagem a equipe de arte discute muito o assunto e arrecada informações para buscar a melhor solução de design para a capa.

Todos os detalhes são muito importantes para o sucesso de uma capa. As chamadas precisam ser fortes, as cores devem ter uma combinação funcional, e a foto deve passar a mensagem de proposta do assunto, onde o observador, antes mesmo de ler as chamadas, entenda o que a imagem quer passar.

Revista VirtusDeixe em recado para quem está começando nessa área.

Silvia Janaudis: O que digo para quem quer ingressar nessa área é para se dedicar e seguir em frente. Eu adoro a minha profissão acho instigante e divertida. Você sempre precisa criar soluções novas e isso é o que faz a cabeça funcionar mais e mais.
Buscar bons cursos é um bom começo para que se possa criar uma base forte de conhecimento e repertório.

2 Respostas para “Entrevista com Silvia Janaudis da Revista Você S/A

  1. Pingback: Redesign da marca da MTV « REVISTA VIRTUS·

Deixe uma resposta

