Cuidado, o Japão vicia

bannerMe perguntam, por que estar aqui. Porque gostar tanto desse lugar?

Em primeiro lugar, muito prazer meu nome é Katiuscia Mizokami e sou, como muitos, uma brasileira batalhando no Japão. Mas diferente da maioria que aqui vem, somente para trabalhar e juntar dinheiro para ir embora, eu estou tentando aproveitar o máximo que esse país possa me oferecer.
Confesso que ao chegar no Japão o susto foi grande, as diferenças de cultura e língua são gritantes. É como voltar a ser criança. Aprender a falar, ler e escrever. E realmente as coisas por aqui são ao contrário, é muito estranho no começo olhar para a rua e ver os carros andando, para nós, do lado errado da rua. Ou ver o volante do lado contrário. Mas esses são detalhes mínimos cmparados ao que passamos.
É incrível como falar “NIHONGO WAKARANAI”(que significa: Não entendo Japonês) pode te complicar as vezes, pois, alguns japoneses disparam a falar depois disso. Eu mesma já passei muita vergonha. Eles te perguntam  as coisas e falam contigo, mas você fica lá com cara de “hein”?

E a cultura japonesa é invejável.Começando pela educação das pessoas e o tratamento que recebem nas lanchonetes, mercados, lojas etc. É uma das coisas que gostaria muito de levar para o Brasil. Te fazem sentir especial, e tenho certeza que sentirei muita falta quando voltar ao Brasil. Outra coisa que sentirei falta são os “KOMBINIS”(Lojas de conveniência), tem uma a cada esquina e são abertas 24hs, um têm-de-tudo que nos salvam muitas vezes.
01

O estilo dos japoneses também, é bem surpreendente.Usam roupas bem coloridas, alegres, estravagantes e ousadas. Mas nada vulgar, sem barriga ou seios a mostra. E também ver um personagem de desenho animado passeando pelas ruas de Tokyo não é nada incomum por aqui. Assim como ver grupos de jovens com roupas, cabelos e maquiagem bem chamativas também é normal, ainda mais se você está em Harajuku, um dos bairros mais diferentes daqui.
O que se percebe por aqui é uma loucura organizada, regrada e educada.

Mas além disso tudo que acabei de dizer-lhes, percebe-se também que as pessoas daqui são muito ‘fechadas’, sem aquela alegria eletrizante e principalmente, sem o calor humano que temos no Brasil. Isso pode ser pela vida tão regrada que vivem, ou não, não sei ao certo. Mas se são amáveis, com certeza serão muito, mas muito dóceis.

Se eu pudesse dar uma dica pra quem vem aqui pra trabalhar eu diria: aproveite o que esse país tem a lhe oferecer. Antes de ir embora conheça o Japão, viva o Japão, viva a sua cultura. Visite um templo, vá em um Onsen pra ver como é, faça um piquenique debaixo de uma das árvores cerejeiras, bem florida. Não odeie esse país sem antes conhecê-lo.
02
03
04

O Japão pode ser viciante.

Por Katiuscia Mizokami
http://just-travelling.blogspot.com/
katiuscia-@softbank.ne.jp

9 Respostas para “Cuidado, o Japão vicia

  1. Esse negócio do Japão viciar é verdade, eu viciei e nunca fui lá. Devoro tudo que é relacionado ao Japão (inclusive comida hehe). Adoro filmes japoneses acho que eles mostram mais dramaticidade do que os ocidentais, animes, mangas também. E quanto a língua você já esta falando bem o indioma? Força e continue batalhando.

  2. OI KAT ADOREI AS PALAVRAS, MAS UMA DICA NÃO VOLTE PARA O BRASIL DE VEZ A NÃO SER QUE VOCÊ VENHA SOMETE A PASSEIO, POIS ESTOU AQUI A 5 MESES E JA ESTOU PROVIDENCIANDO MEU RETORNO AO JAPÃO, POIS COMO VOCÊ MESMA DISSE ”JAPÃO VICIA”.

  3. Adorei a matéria! Incrivel, fiquei me imaginando no Japão quando estava lendo! Conheço um pouco da cultura, e admiro muito. Me deu até vontade de ir! rsrsrs..quem sabe um dia!

  4. Oie moça muito boa essa sua materia…é verdade o Japao vicia…eu vim pra ficar 1 ano e já se passaram 3…rs…Beijos e gambate né

Deixe uma resposta

