Lucrando com ilustrações

Ilustrar é a capacidade de explicar através de formas. Existem muitas maneiras de ilustrar algo. Pode ser através de fotografias, sons, gestos ou desenhos. Hoje falaremos sobre a ilustração através de um tipo específico de desenho: o cartoon.

Geralmente presente no mundo infantil, o cartoon, com seu jeito inocente de ser, conquista a todos por causa do grande poder por trás dele. O cartoon é carismático, é engraçado, de rápida assimilação, direto, colorido, feliz, entre muitas outras qualidades. Ele visa criar uma interação e vínculo com o espectador através do lúdico.

Com isso posso concluir que: cartoon vende.

Muitas marcas conhecidas tem seus personagens (veja o Ronald McDonald´s, o “baianinho” das Casas Bahia, o frango da Sadia, sem contar os personagens de produtos infantis encontrados em roupas, brinquedos, comida…) e todos estes personagens carismáticos tem um só objetivo: vender.

É um fato que todo mundo gosta de desenhos. Eles nos atraem quase que automaticamente. Eu quero comprar o bonequinho do Pica-Pau, eu quero o DVD da Pantera Cor-de-Rosa, eu vou comprar pra minha filha uma camiseta das Meninas Super Poderosas e pro meu filho a roupa do Homem-aranha! Cartoon vende, meu amigo.

O cartoon está presente, muito fortemente também, na leitura. Esses desenhos ajudam a criança a se interessar. Elas aprendem a ler, escrever e fazer contas sem perceber, pois se divertem com os traços alegres e coloridos à medida que aprendem. Ilustrar livros e apostilas infantis é uma tarefa para poucos. Exige a habilidade de conhecer a fundo seu público-alvo: a criança. Eu tenho 15 anos de experiência em Ilustração infantil e posso afirmar: é um trabalho que exige muito cuidado e muita experiência. Cada traço, gesto, fala, expressão, ambientação e cor devem estar no lugar certo, cuidadosamente desenvolvido, pois esse é o público que vai prestar atenção no mais ínfimo detalhe. E vai expressar com a ferramenta mais forte que possui: emoção.

Sabendo trabalhar certo, o retorno é imediato. A aceitação da criança significa que o objetivo foi alcançado. O pai comprou aquele brinquedo, aquela roupa, ou aquele lanche. A criança aprendeu a contar e se interessou a ler por causa dos quadrinhos.

A ilustração infantil é forte, vende e conquista. Com carinha de criança.

Ricardo Castro é publicitário, designer e ilustrador.
Portfolio: www.rixdesign.blogspot.com/

Uma resposta para “Lucrando com ilustrações

  1. Conheço um ilustrador absurdamente talentoso. Como ele poderia trabalhar, ganhar dinheiro com seu talento se ele não conhece o caminho das pedras?
    Obrigada se puder me dizer alguma coisa.Moramos na cidade do Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s