Entrevista Exclusiva – Estúdio Colletivo

entrevista1Amigos, a Revista Virtus teve a honra de entrevistar o Estúdio Colletivo, um dos melhores estúdios de Design de São Paulo.
Eu, Yuri Venancio Tamasauskas – Diretor da Revista Virtus, falei com a Vanessa Queiróz do Núcleo de Criação do Estúdio.

Revista Virtus – Primeiro de tudo quero parabenizar vocês pelo estúdio e porque vocês hoje são referência como estúdio de design, bem conte um pouco sobre o começo do estúdio desde sua fundação em 2003 e como foi começar fazendo um projeto grande como o X-Games de inverno.

Estúdio Colletivo – Bom, obrigada rs…. esse trabalho surgiu, depois que fizemos uns trabalhos experimentais para colocar no portifolio, já que os nossos trabalhos não eram a cara que nós queriamos que o estudio tivesse, e foram obviamente feitos em outras agencias etc. 
A idéia, era montar algo com a nossa cara, oque nos fez ter identidade. Com isso e o convite do Nando Costa, designer na época responsável pelo site Brasil Inspired, criou uma exposição virtual dos nossos trabalhos, com uma galeria e contato. Daí, recebemos a ligação de uma agência, chamada Tracy Locke, Boston USA, nos convidando para desenvolver o trabalho para os XGames, na verdade a identidade do Mountain Dew, refrigerante enérgico da Pepsi Co. 

Revista Virtus – O que é design para vocês?
 
Colletivo – Design pra nós é projeto, é pegar o problema do cliente, e resolve-lo contemplando forma, função e estética. 
 
Virtus – Qual a sua metodologia de trabalho para realizar trabalhos tão criativos e como vocês tratam da linguagem visual nos seus trabalhos?
 
Colletivo – Muito esforço, refação, pesquisa, rafes, discussões. Não interessa o tamanho do cliente ou do trabalho, o Colletivo desde o início, sempre se preocupou em entregar soluções de qualidade, que consigam atender a expectativa do cliente. As vezes até exageramos. Mas Ok, enquanto isso estiver dentro da proposta de qualidade, pra nós tudo bem.
 
Virtus – Quais são os artistas e designers que influênciam o trabalho de vocês?
 
Colletivo –  Vixi…. tantos…. sempre citamos e é vamos citar sempre… Elesbão e Haroldinho, da Visorama, tem o Nando Costa, Cisma, Estudios como Psyop, Doma/Argentina, e coisas do cotidiano como música, história em quadrinhos, artistas plásticos como kandinsky, Picasso, Monet, Tarsila do Amaral, nossos parceiros do Animatório, UFA… tudo rs.
 
Virtus – Como foi conseguir trabalhos para clientes como Microsoft, Nickelodeon ,Cavalera e PepsiCO? Havia muita exigência deles? E como é a relação de vocês com os clientes? Vocês já pegaram clientes que não acreditavam muito no trabalho de vocês?
 
Colletivo –  Bom por partes, rs… pegar um cliente novo é sempre legal, porque muda tudo, o estilo de trabalho, o tipo de trabalho, motion, internet, gráfico, cada vez aplicamos o design de forma diferente. Sim, existe uma exigência deles e nossa também, grande, pra que consigamos alcançar os objetivos. Antigamente por conta da nossa inexperiencia, era normal os clientes não acreditarem, hoje em dia não… mas o mais importante é que nós, nunca, Nunca mesmo tivemos medo nem receio, de pegar qualquer tipo de trabalho, sempre colocamos em prioridade qualidade e prazo…. a entrega na data as vezes conta mais que o projeto final.
 
Virtus – Qual foi o projeto mais importante da carreira do estúdio? O que é mais importante dentro de um projeto de design quando se trabalha com muitas pessoas?
 
Colletivo – Todos os projetos foram importantes. Obviamente o primeiro grande, o XGames pra fora do país, foi incrível, o nosso primeiro site grande para a Cavalera, o primeiro motion em parceria com o animatório para a Nickelodeon Italia… enfim… inúmeros.O mais complicado é exatamente isso, gerir as pessoas, os gênios, as idéias…. Diria que é mais dificil que o próprio trabalho. 
 
Virtus – Qual o tipo de música vocês gostam? A música influência de certa forma seus trabalhos?
 
Colletivo – Nossa demais…. aqui tem de tudo,Misturando tudo?  AC/DC, Iron Maiden, Jamiroquai, Marisa Monte, Novos Baianos,  Rap, House, muito Funk, clássicos, não funk carioca! Tim Maia, Pink Floyd, aff… não dá pra nomear… tanto que o fone de ouvido aqui é tão importante quanto o mouse rs… todo mundo trabalha de fone, ou com caixa de som. Alias aqui não proibimos nada. Pode usar orkut, msn, twitter, ou seja, acreditamos que cada um, com liberdade, pode colocar e respeitar seu próprio limite.
 
Virtus – Vocês trabalham bastante com ilustração e criação de tipografia, qual é a importancia desses estudos dentro de um projeto gráfico?
 
Colletivo – Ele é fundamental como qualquer outra parte do projeto, ter um sentido, um conceito e não ser simplesmente jogado num layout. O projeto tem que ser pensado como um todo e tem que ter uma preocupação com a sua aplicação e uso final.
 
 Virtus – Vocês acham que o clima atual de crise pode afetar o design e o trabalho dos designers?
 
Colletivo – Sim, obvio, quem não enxerga isso não lê jornal rs…. Mechemos com criação, com publicidade e todos os setores serão afetados, teremos que rever orçamentos, custos, remanejar a empresa para que possamos nos adequar a nova realidade. Não acho que vai parar o mercado. Apenas mudar.
 
 Virtus – Para finalizar, qual mensagem vocês dão para as pessoas que estão começando a estudar design e tem um sonho de montar um estúdio ou conquistar status no mundo do design.
 
Colletivo – Começa por aí. Não procure o Status, o Status pode ser uma consequencia do seu trabalho, mas isso é tão efêmero. Busque fazer o que gosta, com qualidade, atendendo da melhor maneira possível os seus objetivos. Crescer na profissão é uma consequencia de quem trabalha bem. E também, se prepare para trabalhar muito. Nessa área não tem dia, noite, hora, final de semana…. é bem complicado isso.
Pra quem está começando, diria que o primeiro ano é o mais difícil., depois vai ficando mais fácil de lidar e administrar, mas os problemas não param… só mudam, e com a maturidade, fica um pouco mais fácil de administrar rs…
Conheça os trabalhos do Estúdio Colletivo no site http://www.colletivo.com.br/

Uma resposta para “Entrevista Exclusiva – Estúdio Colletivo

  1. Pingback: Redesign da marca da MTV « REVISTA VIRTUS·

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s