Lixo tecnológico

lixoAcredito que todos nós já tivemos diversos aparelhos eletrônicos como celulares, televisores, computadores, etc. Com a aceleração da inovação tecnológica sempre existem novidades e como seres humanos que somos logo compramos os equipamentos mais recentes e mais modernos. Mas infelizmente existe uma coisa ruim neste ciclo, nem todos os nossos equipamentos antigos tem o devido destino depois de aposentados. Isso é algo preocupante, pois os equipamentos possuem componentes que agridem a natureza.

Pensando nisso, Santa Catarina ganhou uma legislação sobre o assunto. Desde o dia 25 de janeiro de 2008, fabricantes, importadoras e empresas que comercializam eletrônicos são os responsáveis por dar um destino final ecologicamente adequado aos equipamentos e seus componentes.

Isto é um ótimo sinal de que as coisas estão começando a mudar!

Os desenvolvedores de equipamentos tecnológicos também estão procurando formas de construir equipamentos que consomem menos energia e que possuam componentes menos agressivos ao meio ambiente (Tecnologia Verde).

Um método que pode ser mais explorado é a reciclagem de componentes eletrônicos, uma vez que diversas partes dos equipamentos são recicláveis e algumas até possuem ouro entre outros componentes valiosos.

 A Revista Virtus é uma mídia eletrônica que esta aqui para fazer seus leitores pensar, sendo assim lanço o desafio a você leitor e utilizador de tecnologia:

– Na próxima vez que você for comprar um equipamento verifique se existe outro que agride menos a natureza e quando for descartar seu equipamento usado procure o destino correto para o mesmo.

 

Pode parecer uma atitude simples e que não surtirá muito efeito, mas imagine se todos fizessem isso?

O clima do mundo estaria melhor ou pior?

 

Pense nisso!

 

Abaixo segue um vídeo de como é realizada a reciclagem de computadores e seus componentes!

 

 

Abraços!

 Daniel Imamura 

www.blogdoimamura.blogspot.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s